terça-feira, 12 de abril de 2016

KIM KATAGUIRI E CARINA VITRAL



Certa feita, Karl Kraus afirmou que “o segredo do demagogo é parecer tão tolo quanto a sua plateia, de maneira que estas pessoas possam se achar tão espertas quanto ele”. Quando assisti ao debate entre Kim Kataguiri, colunista da Folha, e Carina Vitral, presidente da UNE, ficou muito claro que ele não é um demagogo. Kataguiri é simplesmente tão tolo quanto a sua plateia. Durante o “debate” ele se viu acuado diversas vezes e, suas grandes sacadas, que tentavam levar “as cordas” Carina Vitral, foram rebatidas com tranquilidade, elegância e inteligência. Ao fim, sua fala se resumiu a frases feitas de alguns pensadores de direita, grosseria, deboche, e ignorância. Kataguiri desconhece de maneira crassa a nossa história, coloca sua filosofia de almanaque diante da realidade que tenta, em vão, interpretar, e apelava sempre para o argumento moralista conservador. Como não estava nas passeatas que pediam a volta dos militares, mas diante de uma jovem com real formação política, estofo teórico e vivência na militância, teve que amargar ouvir a verdade: que o MBL é um movimento oco, fake, que não possui real lastro social e não passa de uma página nas redes sociais.

O jovem Kim mostrou-se tão despreparado para encarar um debate real, que suas mãos crispadas, costas curvadas e o sempiterno olhar de soslaio, encarando o mediador e fugindo do olhar de Carina, eram tão ou mais reveladores de seu despreparo quanto suas palavras. Carina foi cirúrgica ao apontar que seu interlocutor, ao se mostrar agitado, falastrão e grosseiro, se mostrava por demais acostumado à linguagem do youtube, mas não ao debate de ideias. Infelizmente, sua geração parece ter sido educada a argumentar com os youtubers, figuras como Felipe Melo, Nando Moura, que confundem discurso de ódio com argumentos, ou mesmo, Olavo de Carvalho, que parte de verdades definitivas como o seu indefectível macartismo, e sua constante paranoia quanto à doutrinação marxista. Kim julgou, de maneira equivocada, que poderia se sustentar indefinidamente com likes, que jamais se defrontaria com alguém de vigor intelectual e moral capaz de fazer picadinho de suas pretensões intelectuais.

Toda democracia saudável necessita de uma oposição, precisa do debate e do contraditório, pois, uma parte da verdade só pode ser encontrada nesse contraditório, mas vivemos tempos muito difíceis para os conservadores e a direita. Com exceção daqueles que padecem de profunda ingenuidade, ou de uma miopia cognitiva das mais graves, é flagrante o quanto a figura de Katagiri é patética. Junto do seu deboche aparecem os mais horrendos preconceitos, a mais vil ignorância e a mais atroz pusilanimidade. Carina pontuou isso algumas vezes, ao afirmar que ele não entendia nada de educação e ao afiançar que o MBL tenta tomar para si o mérito de mobilizar os grupos conservadores da sociedade, quando o que realmente possui esse mérito é a pauta que interessa a essas pessoas. A melhor definição de Kim e seu grupelho é a singela afirmação de Carina: Kim é fake. Aqueles que o alçaram a uma posição de poder e liderança devem estar amargamente arrependidos, pois um demagogo deve ser fazer de bobo, sua estupidez precisa ser uma performance, mas no caso do jovem Kim, a tolice é um traço marcante de sua personalidade. É quase tautológico afirmar que ele é pueril, mas suas assas de cera já derreteram e ele se encontra em queda livre prestes a cair nas águas do esquecimento e do ostracismo. Assim como Faetonte, que ao saber que era filho de Apolo quis tomar as rédeas do carro que guiava o sol e findou morto, Kim está em um carro desgovernado, armado com as habilidades de um youtuber, mas trafegando no mundo da política real, onde ele tem que se haver com o contraditório. Resta ao jovem neoliberal talvez uma autocrítica, o que duvido que ocorra. Quiçá seus patrões encontrem alguém mais capaz, o descartem e comprem outro jovem para ser seu “poster child”. 

O barão de Itararé afirmou que “o homem que se vende sempre recebe mais do que vale”, alguém deveria fazer um meme com essa frase o rosto de Kim, pois como se diz aqui no Ceará, ele não vale nem uma cibalena.