domingo, 9 de novembro de 2014

Livro Obakemono - Glossário de termos em japonês



O livro Obakemono traz diversas palavras em japonês ou que são comuns a cultura oriental, segue um pequeno glossário com o significado de algumas delas:

Obakemono (化け) – monstro, fantasma, aparição, literalmente significa metamorfo, coisa que muda de forma.

Tathagata – termo em sânscrito encontrado no cânon pali do budismo e é utilizado pelo Buda histórico para se referir a si mesmo, sendo, portanto, um epíteto do Buda.

Shakyamuni – um dos títulos do Buda histórico, significa “o sábio do clã dos Shakya”.

Tengu () – Tengus são espíritos das montanhas, seres dotados de poderes sobrenaturais como telepatia e invisibilidade, nas lendas são normalmente mostrados como grandes espadachins e professores de heróis.

Ko-Tengu (小天) – tengus menores, ou tengus inferiores. São tengus de hierarquia baixa, menos poderosos e habilidosos, normalmente se parecem com homens pássaros.

Karasu Tengu (烏天) – são tengus com aspecto de corvo, com penas negras e cabeça de corvo.

Dai-Tengu (大天) – são Tengus mais poderosos e de hierarquia mais alta, vivem em montanhas e tem um aspecto mais humano e normalmente utilizam a indumentária dos Yamabushi – monges guerreiros que peregrinam pelas montanhas – em geral possuem narizes muito compridos.

Tanuki () – são animaizinhos parecidos com guaxinins típicos do arquipélago japonês. Nas lendas são descritos como trapaceiros e brincalhões, possuem poderes de metamorfose e ilusão.
Nekomata (猫ま) – gatos demoníacos de cauda bifurcada, dotados de grandes poderes mágicos e normalmente de disposição maligna, são capazes de utilizar diversos feitiços e maldições e possuem afinidade com os mortos.

Oni () – são demônios do folclore japonês, com aspecto de ogros, grande estatura e força descomunal, normalmente carregam pesados bastões de metal e devoram carne humana.

Shakujo (錫杖) – um tipo de cajado utilizado por monges e que se caracteriza por ter um anel de metal na ponta com outras argolas de metal presas a ele, o número de argolas de metal varia e depende do nível hierárquico do monge que o carrega, em geral possui seis anéis. O termo em sânscrito é Khakkara e significa “bastão do som”.

Kitsune () – raposa em japonês. Nas lendas são mostradas normalmente como espíritos dotados de poderes mágicos como: ilusão, metamorfose e capacidade de criar chamas enfeitiçadas. No folclore japonês podem ser benfazejas, ou simplesmente brincalhonas ou mesmo francamente malignas.

Youkai () – espíritos, fantasmas, assombrações, aparições, metamorfos. Youkai é um termo que descreve diversos tipos de seres sobrenaturais.

Shinobi () – um sinônimo para ninja ()

Ninpo () – um sinônimo para ninjutsu (), que são as técnicas de combate, espionagem e infiltração dos ninjas.

Yuki-Onna () – um fantasma da neve, gelo e frio, normalmente com a aparência de uma bela mulher.


Yama-bushi () – guerreiros que vivem e peregrinam pelas montanhas, normalmente praticandos de shugendo, que vivem como eremitas e ascetas.


Shugendo (修験) – um tipo de religião japonesa, que significa “caminho para atingir poderes espirituais”, é uma religião sincrética entre budismo e xintoísmo, com diversos aspectos similares ao xamanismo. Combina também aspectos do budismo tântrico, magia taoista, e budismo esotérico.

Segue Link para adquirir o livro OBAKEMONO na amazon

http://www.amazon.com.br/OBAKEMONO-Her%C3%A1clito-Pinheiro-ebook/dp/B00P80IXA6
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário