segunda-feira, 7 de março de 2011

Projeção

Recentemente conclui a re-elaboração de um texto que vinha protelando há alguns meses, principalmente por que não estudava a sério psicologia analítica já de um bom tempo. Mas ao finalmente colocar um ponto final nesse texto também cheguei há algumas compreensões importantes, que já estavam, desde há época em que escrevi o tal texto, prestes a acontecerem. Pois bem, além dessas compreensões, algumas coisas se tornaram mais claras. É interessante quando você consegue falar com simplicidade sobre algo complicado. Uma dessas coisas que se tornou mais clara foi o conceito Junguiano de projeção, que pretendo esclarecer aqui.

É preciso que se diga que em psicanálise existe esse mesmo conceito, mas ele só se aplica à paranóia. No caso da psicologia analítica ele é um fenômeno geral e não necessariamente associado a alguma patologia. O fenômeno da projeção está associado à qualidade da nossa psique de se dissociar, pois aparentemente nossa psique é formada por vários complexos separados que se unem para formar uma individualidade. Mesmo ao falar do complexo do eu, Jung utilizava os termos “altamente compósito e variado”, num momento lembramos com clareza de um nome (ele possui a qualidade de ser consciente e estar associado ao complexo do eu) no momento seguinte esse nome desaparece, não somos mais capazes de nos recordarmos (não está mais associado ao complexo do eu), além disso, ao se referir ao inconsciente, Jung reiteradas vezes fala que “todo inconsciente é projetado”, mas estamos nos adiantando.

Na realidade, ao contrário do que versa a psicanálise sobre a projeção, nós pessoas normais projetamos o tempo inteiro, o que significa que, além das informações sensoriais que nos são transmitidas pelos sentidos, existem sempre influencias psicossomáticas internas que influenciam a maneira como experimentamos o mundo. Todavia, o fenômeno da projeção possui um escopo bem mais restrito, ele está relacionado ao fenômeno mais geral daquilo que Jung denominou de identidade arcaica. Só é considerada uma projeção, em termos junguianos, quando existe um sério distúrbio de adaptação. Esse distúrbio pode ser percebido quando a pessoa responsável pela projeção, ou aqueles a sua volta, unanimemente rejeitam o conteúdo projetado.

Já o fenômeno mais geral, da identidade arcaica, significa uma igualdade psicológica e é sempre um fenômeno inconsciente, e que é o fundamento da participation mystique, resíduo da primitiva indiferenciação psíquica entre sujeito e objeto. Logo do estado inconsciente primordial. Esse estado também caracteriza a primeira infância e o inconsciente do adulto civilizado. Este, na medida em que se não tiver tornado um conteúdo da consciência permanece preso a um estado de identidade com o objeto.

Isso significa que temos uma quase ilimitada mistura de nossa subjetividade na imagem que formamos do mundo. O termo arcaico é utilizado por Jung, pois essa é a condição original do homem, ou seja, um estado em que vemos e sentimos todos os processos psíquicos como algo exterior a nós mesmos. Bons e maus pensamentos são espíritos, afetos são deuses, estar apaixonado significa estar enfeitiçado e por aí vai. Projeções são socialmente perigosas, e terrivelmente perturbadoras, mas possuem um sentido e uma função. Existem certos processos inconscientes dos quais só podemos nos tornar conscientes através das projeções. Boa parte do trabalho analítico consiste em auto-conhecimento, pois não há transformação da personalidade sem auto-conhecimento, e isso significa, em termos psicológicos, a assimilação moral de certos conteúdos do inconsciente. O fenômeno projetivo é algo de uma seriedade perturbadora, por isso termino com uma citação bastante sugestiva de Marie Louise Von Franz de seu excelente Dreams (até onde eu saiba, sem tradução para o português):
Não existe tornar-se consciente sem as chamas da emoção e do sofrimento. Os distúrbio de adaptação que é estreitamente ligado com cada projeção leva, se tudo correr bem, a reflexão (se correr mal ela leva a homicídio e assassinato). Re-flexio, todavia, significa que a imagem que foi “irradiada” para fora em outro objeto é “enviada de volta” e retorna para si mesmo. (tradução minha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário