sexta-feira, 4 de março de 2011

BIOGRAFIA DO MESTRE KU YU CHEUNG

O texto que será reproduzido aqui é uma tradução minha para o português do original em castelhano, de um fragmento do livro: “Hung-Sing-Choy-li-Fat y ‘la palma de Hierro” de Carlos Moreira e Pedro Valência.

O mestre Ku Yu Cheung foi um dos primeiros mestres do norte da China que se mudou para o sul com o intuito de ensinar ali um estilo nortista de Wu Shu. Sua grande reputação como artista marcial, despertou de imediato o interesse dos demais mestres sobre sua pessoa. Além disso, como pioneiro no ensino de estilos do norte, Ku Yu Cheung decidiu forjar a sua reputação nas províncias do sul através de uma série de combates amistosos com mestres proeminentes das diferentes cidades que visitava.

Quando finalmente se estabeleceu em Gonshau (Cantão), rapidamente cresceu o interesse do mestre Tam Sam por comprovar as qualidades marciais da recém chegada escola do estilo Bak Siu Lum de Ku Yu Cheung.

Para enfrentá-lo, Tam Sam enviou seu melhor aluno, Kou Tai Chian para que desafiasse Ku Yu Cheung para um combate. O desafiante, um corpulento e musculoso homem de quase cem quilos de peso, solicitou primeiro uma entrevista particular com Ku Yu Cheung dentro dos recintos da própria escola. Buscando uma desculpa para desafiá-lo para um combate, ou talvez falando com sinceridade, disse não crer no poder da sua famosa “palma de ferro”, e que a quebra dos tijolos devia tratar-se de algum tipo de truque.

Ku Yu Cheung sabia que o jovem estava procurando por uma luta, mas naquele momento já tinha uma escola estabelecida e uma crescente reputação, então porque combater com um desconhecido, isso não o interessava de modo algum. Assim diante dessa provocação preferiu evitar o combate direto, optando por fazer uma demonstração de seu domínio da energia interior. Dirigindo-se ao pátio da escola, apontou para um tijolo do muro lateral, perguntando se este tijolo parecia com um tijolo trucado ou um tijolo real. Ao receber uma resposta afirmativa, diante da visão atônita de todos os presentes, arrancou o tijolo escolhido com a ponta dos dedos, deixando os demais intactos.

Apesar da demonstração de Ku Yu Cheung, ao corpulento desafiante havia sido confiada uma missão como melhor aluno da sua escola, e não podia regressar sem haver combatido. Insistindo nisso, talvez por orgulho, talvez por temer que o chamassem de covarde, argumentou com Ku Yu Cheung que apesar de seu domínio da energia interior ser excepcional, em um combate um combate também eram necessárias outras habilidades. Sem poder recusar ao desafio, Ku Yu Cheung aceitou o seu pedido. O jovem confiava na força de seus músculos, mas já estava prevenido para os poderosos punhos de seu pequeno e bem mais franzino oponente. Mal se colocou em guarda e iniciou o combate, Ku Yu Cheung lançou um poderosíssimo chute lateral que levantou e arremessou os quase cem quilos de seu atacante, segundo testemunhos oculares, a mais de 20 metros, estava o mesmo no meio da rua, em uma rapidíssima e completa derrota para este. O jovem se levantou surpreendido e confuso, pois apesar do poderoso chute que havia recebido não estava ferido. Admitindo desta vez a superioridade de Ku Yu Cheung lhe cumprimentou e retirou-se de volta a sua escola.

O mestre Tam Sam ouviu com reservas o relato do seu melhor aluno, pois apesar de tudo não podia acreditar que tão formidável domínio da energia interior puder-se ser encontrada fora dos muros de Shao Lim e em pleno século XX. Sendo assim colocar-lo a prova uma vez mais.

Desta vez enviou cinco de sues melhores alunos ao restaurante aonde Ku Yu Cheung ia todos os dias para ler o jornal. O mais jovem de todos levava um bastão. Com a estratégia cuidadosamente ensaiada, os quatro companheiros cercaram dissimuladamente Ku Yu Cheung, que se encontrava sentado em um tamborete lendo. Ao sinal combinado o mais jovem tentou tira-lo de seu assento enganchando-o com seu bastão enquanto os demais se lanaçaram em um ataque simultâneo nas quatro direções.

Reagindo com extraordinária rapidez, Ku Yu Cheung se levantou de um salto e ao mesmo tempo lançou um chute duplo e um golpe usando os dois punhos derrubando em um instante seus quatros adversários. O quinto, em uma atitude inteligente, fugiu.

Hoje, todavia vive e é um respeitado médico me Hong Kong, seu nome é Sii Li Fei e foi ele que em uma conversa direta com o mestre Cham Kowk Wei, transmitiu esta história dos enfrentamentos de Ku Yu Cheung e a escola de Tam Sam. Depois destes rápidos combates, Tam Sam já não duvidava mais da habilidade e poder de Ku Yu Cheung, e decidiu conhece-lo pessoalmente, quis fazer uma visita de cortesia a sua escola. Então nasceu uma grande amizade entre os dois mestres, mas ambos eram artistas marciais e seu campo de atuação era o combate e em pouco tempo Tam Sam solicitou uma prova prática, Tam Sam era muito famoso pelos seus bloqueios e por seus “Punhos de Leopardo”, e desejava por a prova a velocidade de seus punhos contra os chutes de Ku Yu Cheung, a sim entraram em acordo que lançaria dez chutes e Tam Sam limitar-se-ia a bloqueá-lo.O resultado desta prova não foi menos surpreendente que os duelos anteriores, Ku Yu Cheung pode golpeá-lo dez vezes seguidas com as pernas sem que Tam Sam o alcançasse com seus bloqueios.

Estas provas não fizeram mais do que aumentar sua amizade. Nos duelos seguintes que Ku Yu Cheung recebeu, enquanto viveu em Gonshau, Tam Sam sempre se interpunha entre o desafiante e lançava um contra desafio; e antes de lutar com Ku Yu Cheung deveria primeiramente enfrentar a ele em combate.

Essa amizade que se solidificou entre ambos e que estava baseada em respeito mútuo e foi frutífera para as duas escolas, pois se estabeleceu um intercâmbio técnico entre os alunos de uma de outra. Em virtude do qual, hoje muitos mestres de Shao Lim Norte conhecem as três formas da linhagem Bak Sing de Choy-Li-Fat, enquanto que os mestres desta também conhecem as cinco primeiras formas de Shao Lin Norte.

Dentre os mestres mais destacados mestres que participaram deste intercâmbio, estão Yu Cheung em GonShau e o mestre de Cham Kowk Wai, o mestre Cham Nin Pak, um aluno de Tam Sam que se converteu em herói da segunda guerra mundial – apelidado “macaco de ferro”por sua invencibilidade nos inúmeros combates que teve em sua longa vida como artista marcial - ; e o mestre Chui Cheung, também aluno de Tam Sam, um dos mais respeitados mestres de Choy-Li-Fat, conhecido como um dos “Quatro invencíveis do Cantão”, reputação que ganhou com seus punhos e muitíssimo combates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário