quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Dia do Ceará

D. João III adotou o sistema de capitanias hereditárias para dar solução ao problema do povoamento do Brasil, dividindo o território em lotes separados uns dos outros por linhas paralelas ao equador. O atual território do Ceará compreendia três dessas capitanias. Uma delas doada a João de Barros e Aires da Cunha, a capitania propriamente batizada de Siará doada a Antônio Cardoso de Barros, e a última doada a Fernão Álvares de Andrade. Nenhum dos donatários jamais veio ao que viria a se tornar o Ceará, que permaneceu sem ocupação europeia durante o século XVI.

As tentativas de ocupação das terras que viriam a ser conhecidas como Siará e depois Siará-Grande pelos europeus se Inicia apenas no século XVII com a expedição do açoriano Pero Coelho de Souza. A segunda tentativa, de caráter catequético, foi a expedição dos padres jesuítas Francisco Pinto e Luís Filgueiras. Francisco Pinto foi morto pelos nativos e Luís Filgueiras abandonou essas paragens para evitar destino semelhante. Novamente tentaram os portugueses tomar posse efetiva dessas terras com a expedição de Martins Soares Moreno, que inspirou o personagem de mesmo nome do romance Iracema e é tido como o fundador da capitania do Ceará. Soares Moreno levantou um pequeno forte de madeira que durou algum tempo, mas foi tomado pelos Holandeses em 1637. Os holandeses permaneceram por estas terras até 1644 quando foram massacrados pelos índios. 

Em 1649 os flamengos liderados por Mathias Beck fizeram nova incursão nas terras do Ceará. Beck e seus homens aportaram na enseada no Mucuripe em seguida iniciaram a construção do forte que viria a dar origem à cidade de Fortaleza, batizado de Schoonenborch, em homenagem ao então governador de Pernambuco. Esse forte estava situado no mesmo local onde posteriormente foi construída a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Após cinco anos os holandeses se retiraram do Ceará após sua derrota e expulsão do Brasil.

O Decreto régio de 13 de junho de 1621 dividiu a colônia portuguesa em dois estados: estado do Maranhão e Grão-Pará e estado do Brasil. O Ceará tornou-se subordinado ao primeiro, em 1656 o Ceará ficou subordinado a Pernambuco. Com a carta régia de 17 de janeiro de 1799, a coroa portuguesa tornava a administração da capitania do Siará independente de Pernambuco, podendo realizar comércio diretamente com o reino. Em 25 de Setembro de 1799 chega ao Ceará o Chefe de Esquadra Bernardo Manoel de Vasconcelos para ser o primeiro governador. Tem início, assim, a história de autonomia política em relação a Pernambuco, e a possibilidade do Ceará manter relações comerciais com a metrópole. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário